Confira os problemas bucais mais comuns na terceira idade

Confira os problemas bucais mais comuns na terceira idade

Tanto quando pessoas de quaisquer idades, os idosos precisam prestar bastante atenção à sua saúde bucal. E isto porque alguns problemas podem surgir com o passar do tempo. Um deles é a xerostomia, que é a secura da boca por falta de saliva devido a alterações nas glândulas salivares decorrente da idade avançada, da presença de doenças sistêmicas ou por uso de medicamentos. 

A xerostomia é responsável por várias complicações, entre as quais problemas de mastigação e de deglutição. Dificulta a fala e provoca mucosites devido à falta de lubrificação dos tecidos bucais. Por promover a limpeza natural e a remineralização dos dentes, a ausência de saliva os deixa vulneráveis a cáries, ao desenvolvimento de gengivites e doença periodontal que pode provocar a perda dental.

A saúde bucal dos idosos também pode ser afetada por:

  • Diabetes, que provoca redução da salivação, candidíase, cáries múltiplas e doença periodontal
  • Câncer, cujo tratamento acarreta diminuição do fluxo salivar, podendo gerar então mucosites, dificuldades para mastigar e deglutir, perda da capacidade gustativa, má nutrição, alteração na cicatrização, redução da resistência às infecções
  • Artrite e mal de Parkinson, que dificultam o uso das mãos e, consequentemente, a realização de uma higiene adequada
  • Uso de medicamentos para hipertensão, depressão, ansiolíticos e anti-histamínicos, que também podem diminuir a produção de saliva
  • Tratamentos com radioterapia que, além de afetar as glândulas salivares,  dificultam a cicatrização
  • Redução do volume da polpa dentária ou sua calcificação total, o que diminui a sensibilidade.

É por isso se recomenda à família do idoso ficar atenta a qualquer mudança de hábito ou de comportamento, como alterações na falta, expressão de dor, falta de apetite. Além disso, as pessoas da terceira idade devem fazer visitas frequentes ao dentista, mesmo aqueles que usam dentaduras, próteses fixas ou móveis. 

Você pode se interessar:

Enxaguantes bucais: saiba como funcionam seus princípios ativos

Enxaguantes bucais: saiba como funcionam seus princípios ativos

Aftas: o que são e como prevenir

Aftas: o que são e como prevenir

Mau hálito: principais causas

Principais causas do mau hálito

Conheça os tipos de enxerto ósseo

Conheça os tipos de enxerto ósseo